Prefeitura Municipal de Taquaruçu do Sul, 26 de Junho de 2026
2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada entre Secretaria da Educação e Cultura, Secretaria da Assistência Social e Habitação e escolas do município

26 de Junho de 2026

No dia 25 de junho de 2026, foi realizada a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas dependências da Escola Estadual de Educação Básica José Zanatta de Taquaruçu do Sul.

O evento foi convocado pela Administração Municipal em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reunindo aproximadamente 80 participantes, dos quais mais de 60 eram adolescentes, demonstrando o protagonismo juvenil na construção de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.

Com o tema central “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e a Democracia Participativa”, a conferência proporcionou um importante espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva de propostas para o fortalecimento da proteção integral de crianças e adolescentes.

A palestra magna foi ministrada pela senhora Fabiana Zanardi, Assistente Social e Mestre em Políticas Públicas e Gestão Social, que abordou a importância do fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, da participação social e do protagonismo de crianças e adolescentes na construção de uma sociedade mais democrática e comprometida com a efetivação de direitos.

Durante o encontro, foram debatidos seis eixos temáticos, oportunizando a participação ativa dos presentes na elaboração de propostas e estratégias para o aprimoramento das políticas públicas e da rede de proteção à infância e à adolescência.

A expressiva participação dos adolescentes reafirma a importância da escuta qualificada e do envolvimento das novas gerações nos processos democráticos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a garantia de direitos.

A Administração Municipal e o CMDCA agradecem a presença e o comprometimento de todos os participantes, que contribuíram para o sucesso deste importante espaço de diálogo e construção coletiva.

Fonte: Assessoria de Comunicação